O que é Desenvolvimento Web à medida? (Parte 1)
o que é afinal

Desenvolvimento Web

Por vezes ouvimos falar de algum projeto que conseguiu ganhar um enorme sucesso, conta com uma grande base de utilizadores, rounds de investimentos de milhões e depois há quem pense: eu consigo replicar uma plataforma como esta a baixo custo!

Em muitos destes casos, quando recebemos algum pedido de orçamento para uma plataforma cópia de um conceito com sucesso já existente, a experiência diz-nos logo à partida que quem está a pedir, tem o perfil e a ideia do que referi acima.

Isto, claro, dentro de um determinado contexto em que esses pedidos de orçamento aparecem.

A título de exemplo, um caso que já nos aconteceu mais que uma vez, são pedidos de criações de projetos iguais ao OLX.

Ora, à primeira vista, ao visitarmos esse tipo de websites, trata-se tão simplesmente de um website para colocação de anúncios. A complexidade surge quando começamos a aprofundar todas as funcionalidades.

É precisamente aqui que o caso se torna mais sério.

Requisitos Funcionais: esta é a palavra que vai ter que decorar se algum dia pretender avançar com algum tipo de desenvolvimento web à medida. Sem estes requisitos, que também podem estar inseridos num Caderno de Encargos, nenhuma empresa que se digne irá responder a um pedido de orçamento de algo com algum tipo de complexidade mais relativa.

Um website simples, institucional, uma página simples ou até mesmo uma loja online mais básica, é fácil de orçamentar. Para algo desenvolvido à medida, é sempre necessário que haja grande detalhe em todas as funcionalidades que se pretende ter.

Mas isto será tema para uma outra publicação futura, dando continuidade a este tema e aprofundando mais esta questão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura algo semelhante? Fale connosco!

Nome *

Email *

Contacto *

Quer deixar algumas palavras adicionais? *

* isto apenas significa que é obrigado a escrever qualquer coisa