Web Design
Sabia que 4,5% da população mundial sofre de algum tipo de daltonismo? Quando se cria um site é fácil esquecermos este detalhe, visto que a maioria dos designers não é daltónica. Como existem diferentes tipos de daltonismo estas dicas podem não ser aplicáveis a todas as situações.
Ficam aqui 5 dicas de como tornar o nosso site acessível a daltónicos.
1. Cuidado com combinação de cores
As cores no nosso site devem ser bem escolhidas, já que pessoas com diferentes tipos de daltonismo vêem cores diferentes. Devemos evitar estas combinações quando possível.
- verde/vermelho
- verde/castanho
- azul/roxo
- verde/azul
- verde claro/amarelo
- azul/cinzento
- verde/cinzento
- verde/preto
2. Use imagens com contraste
Quando faz uma sobreposição numa imagem, em que a imagem tem texto por cima, aumente a opacidade da imagem, fazendo com que melhore a leitura do texto.

3. Acrescente descrições nas fotografias
Especialmente se tem um site de comércio, junto das fotografias alusivas aos produtos, acrescente uma descrição escrita das cores em que o produto existe e seja preciso. A cor “camel” é amarela ou castanha?
4. Destaque os links
Links com cores são ótimos, para quem os percebe. Opte por links com logótipos ou imagens, ou então com sublinhados. Assim destaca todos os links da sua página do resto do texto, com facilidade.
5. Tenha atenção aos formulários
Em formulários de registo, faça títulos correspondentes a cada caixa e utilize, de preferência, um asterisco em campos obrigatórios, em vez de cores.

Lembre-se que o seu site, além de parecer bonito, tem de ser acessível. Na Mailayout ouvimos o que quer e propomos o que necessita, em web design e não só.
Deixe um comentário