Pitch, questões tradicionais
mais informação, porque há muito por dizer

Pitch!

Independente do intenso processo de preparação de um pitch, por norma um empreendedor não está totalmente calmo! Essa adrenalina pode ser:
i) positiva, essencial para a conexão emocional ao investidor;
ii) negativa, retira a serenidade e assertividade na apresentação e resposta.
Sendo assim, de forma a que adrenalina seja positiva, mostramos as perguntas tradicionais mais colocadas por investidores para estar completamente preparado.

1) Como surgiu a ideia?
Um investidor por norma interessa-se pela origem da ideia/produto/serviço associado ao negócio, pois pode revelar: i) uma lacuna do mercado;
ii) uma visão diferente do mercado;
iii) momento de inspiração do empreendedor.
Uma boa história pode fazer a diferença (ligação emocional) e, pode demonstrar a criatividade e proatividade do empreendedor.

2) Qual o seu negócio?
A resposta apresenta infinitas possibilidades, pois depende do segmento de negócio e estádio de maturidade (ideia/produto/serviço). No entanto, o denominador comum é o empreendedor conhecer e explicitar de forma cabal o negócio (sintoma de profissionalismo e clareza).

3) Quais são os seus competidores? Até que ponto são diferentes?
O empreendedor além do negócio deve conhecer a concorrência e as suas mais-valias; e, para tal, pode explorar a análise SWOT e outras mas entendendo as suas limitações. Tal é entendido como profissionalismo pelo investidor.

4) Qual o volume de vendas até ao momento?
A existência ou não de vendas depende do estágio do negócio, mas em 90% dos casos é mau sinal para o investidor (exceções adiante). Isto porque denota falta de proatividade e resiliência por parte do empreendedor.

5) O porquê da equipa ser a ideal para o projeto?
Para um investidor escolher entre uma boa equipa num projeto mediano ou vice-versa a decisão é simples: a primeira opção. O papel do empreendedor é explanar claramente as áreas de intervenção e percurso (profissional ou académico) dos elementos. Lembre-se: um verdadeiro líder sabe-se rodear das pessoas corretas!

6) Quais as estratégias de marketing a adoptar? E orçamento associado?
O empreendedor deve explicitar metas e estratégias de abordagem ao mercado de forma clara, pelo que, tal será encarado pelo investidor como positivo (conhecimento e profissionalismo do empreendedor).

7) Têm consciência que está a sobrestimar o orçamento de marketing?
Tal não significa discordância total do investidor caso tenha colocado a questão subsequente, mas tenciona aferir a proatividade e criatividade do empreendedor. Um empreendedor profissional saberá discutir as opções ou, ouvir propostas (fator importante- saber auscultar).

8) Quais os números médios de concorrentes ou negócios similares?
Se tiver uma atitude profissional o empreendedor saberá o valor global e quotas, pois a definição de metas, objetivos e estratégias dependem do conhecimento desse mercado. E, tal será reconhecido pelos investidores.

9) Como estabeleceram a avaliação? Porquê esse valor?
O investidor quer entender os pressuspostos económicos e o seu nível de “realismo”, sendo provavelmente a questão nuclear do pitch. Convém realçar que a resposta é caso a caso e, o empreendedor deverá ser claro e profissional na explicação.

10) Porquê a necessidade de um investidor?
Por norma, o investimento serve para:
i) criação do produto;
ii) lançamento do projeto;
iii) expansão do negócio (exs., marketing, testes clínicos, etc).
É fundamental clareza até para o investidor perceber a visão estratégia do empreendedor.

11) Já apresentaram a ideia/produto/serviço a outros investidores? E, estes ficaram interessados
Quando o empreendedor/projeto gera interesse os investidores aferem o risco de sobrevalorização versus antecipação; ou, se a resposta foi negativa ex-ante deve-se explicar o motivo (ex., investidor que valoriza outros negócios). Nos dois casos, o empreendendor deve ser profissional e resiliente.

12) Como irão aplicar o dinheiro investido?
Como esta questão típica o investidor pretende saber qual a orientação estratégica do empreendedor, sendo que clareza é fundamental para esse entendimento. Profissionalismo no sentido de reconhecer erro analítico ou ponderar sugestões referidas pelo investidor.

13) Como recebo o meu dinheiro ou ganho?
Um empreendedor deve estar preparado para apresentar diferentes opções ao investidor (estratégia de saída), assim como, explicitar a forma de este rentabilizar o seu investimento ou, no limiar não perder dinheiro. Este comportamento será sinónimo de profissionalismo e preparação.

14) Qual a velocidade e escalabilidade do negócio com o investimento pedido?
Os investidores intentam entender os impactos do investimento e o realismo das opções do empreendedor. Neste caso, profissionalismo é crucial para saber as diferentes interações e consequências do investimento.

Categoria: Empreendedorismo
Etiquetas: empreendedor & empreendedorismo & pitch

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