A historia por detrás do famoso fundo de ecrã do Windows XP
uma das imagens mais vistas no mundo

BLISS

O nome Charles O’Rear pode não lhe dizer nada, mas se usou um computador na última década, com certeza que conhece esta fotografia. Charles O’Rear é o fotografo, agora com 73 anos, por trás da imagem de uma colina com um céu azul brilhante que serviu de fundo de ecrã padrão para o sistema operativo Windows XP . Para marcar o fim da era do Windows XP – Windows deixou de oferecer suporte a 8 de abril – a Microsoft fez um vídeo sobre O’Rear e a sua famosa fotografia.

É verdade, “Bliss” é uma foto real. O’Rear, que às vezes é conhecido como Chuck, tirou a foto com uma câmara Mamiya RZ67 com rolo Fuji e um tripé em Napa Valley, norte de São Francisco, em 1996. Mais tarde vendeu a imagem à Corbis, que foi fundada por Bill Gates, para ser usada como banco de arte, disse o Sydney Morning Herald.

Isto é o aspecto da encosta na California na altura em que a Microsoft fez o video. (MICROSOFTNL VIA YOUTUBE)
Isto é o aspecto da encosta na California na altura em que a Microsoft fez o video. (MICROSOFTNL VIA YOUTUBE)

A imagem chamou então a atenção da Microsoft.  Devido ao seu valor, que não foi revelado, as transportadoras não aceitaram a responsabilidade de transportar a fotografia original. Então a empresa acabou por enviar ao fotográfo um bilhete de avião para que ele pudesse entregá-la pessoalmente.

Pode ver toda a história no video.  Neste, O’Rear até comenta que um grupo de engenheiros da Microsoft apostaram sobre a origem da fotografia: se era realmente tirada ou feita em computador. Qual era a sua aposta?

Categoria: Curiosidades
Etiquetas: windows

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura algo semelhante? Fale connosco!

Nome *

Email *

Contacto *

* isto apenas significa que é obrigado a escrever qualquer coisa