MS Navision <> PDA
Um projeto bastante desafiante para a MAIDOT, que envolveu a criação em parceria com uma empresa criadora de hardware para o desenvolvimento de um equipamento à medida que fosse bastante resistente tanto a quedas como pó e água, tendo como requisito mínimo respeitar a norma IP66, que inclui leitor de código de barras, módulo para cartão SIM com comunicação via GSM e GPRS, módulo de GPS para captação da latitude e longitude, ecrã AMOLED tátil capacitivo, câmara traseira de 13Mpx e sistema operativo Android personalizado.
O principal objetivo do sistema era eliminar um processo manual de registo de contagens em contadores residenciais e empresariais, que estavam a ser guardadas num processo manual, para posteriormente serem registados em sistema em ambiente de escritório, sendo que desta forma existe sempre margem para erro e existe a duplicação de trabalho.
Com o objetivo de eliminar tanto a quantidade de erros como a duplicação de trabalho, e aproveitando também para otimizar muitos outros processos, pensou-se nos seguintes pontos:
- Com recurso a autocolantes já existentes nos leitores presentes nas habitações e empresas, procedeu-se a uma leitura instantânea com o leitor de código de barras, ficando assim imediatamente associado ao cliente o registo daquela contagem
- Com recurso à câmara do equipamento, é também possível registar automaticamente a contagem sem ter que inserir manualmente
- O equipamento conta com um sistema digital para assinaturas de documentos (evitando assim que estes tenham que ser impressos)
- Através da APP, possibilita a digitalização de documentos (sem ter que estar sempre a recorrer aos scanners) ficando assim esse registo no sistema automaticamente assim que o scan é feito com a câmara do equipamento
- Possibilidade de registo muito básico e rápido de notas na APP só com 3 campos básicos (Nota, Data e Hora) assim, aquela nota iria gerar um alerta para o utilizador e ele podia reagendar aquele alerta (estilo snooze), cancelar ou marcar como concluído (ao invés de andarem com post-its)
- Criação de newsletters periódicas com informação (seja interna, seja para clientes) que são depois apresentadas numa secção específica dentro da APP
- Opção para denúncia de situações pontuais com indicação da sua localização (através da geolocalização obtida via módulo de GPS)
- Alertas partilhaveis e adicionados ao calendário
- Integração entre a APP e o registo de entradas e saídas da empresa
- Acesso aos dados mecanográficos e possibilidade para atualização destes
- Calendarização de férias e possibilidade de pedir alterações / marcações
- Zona para comunicações internas (estilo chat) através dos diferentes equipamentos, de forma altamente encriptada
- Votação de ideias internas
- Gamificação do trabalho (método que não pode ser mais detalhado, face à fórmula patenteada que foi criada em parceria com o cliente, sendo que no fundo visa dar “prémios virtuais” a quem desempenha determinados tipos de tarefas ou conclui determinadas tarefas em x tempo, etc.)
- Acesso a contactos de parceiros
As comunicações são sempre executadas bilateralmente entre o sistema já existente Microsoft Navision e o dispositivo com sistema Android.
(esquematização técnica e mais detalhes disponíveis em breve)