ecommerce B2C, B2B e B2B2C
Resumo
Este projeto muito nos orgulha pelo facto de ter sido criado praticamente todo de raiz. O intuito foi criar código que não estivesse dependente de plugins externos, sendo toda uma base assente em WordPress com WooCommerce mas utilizando o menor número de plugins possível.
Desta forma, muito embora seja uma plataforma complexa com bastantes funcionalidades, acabámos por conseguir criar uma excelente otimização e ter total liberdade para integrar todo o sistema para que tudo funciona em unisono.
Abaixo estão algumas questões colocadas ao cliente deste projeto e as suas respostas, que melhor do que nós esclarecem o projeto e o resultado deste:
1. Introdução ao Projeto Sarrabisco
MAIDOT: Pode contar-nos sobre a visão inicial para a plataforma sarrabisco.net, qual o ponto de situação anterior e como a MAIDOT ajudou a transformar essa visão em realidade?
SARRABISCO: O SARRABISCO.NET apresentava algumas limitações na importação de dados dos produtos dos fornecedores e isso causava-nos transtornos depois na exportação para marketplace. Nós tínhamos integração com o programa de faturação o que também carecia de mais trabalho na hora de fechar uma encomenda uma vez que era necessário faturar tudo manualmente. Ao não ter a integração com o Sage, tínhamos também problemas no controlo de stocks em loja. Com a Maidot resolvemos e corrigimos todos os problemas de importação dos ficheiros dos nossos fornecedores e foi possível integrar a nova plataforma com o Sage. A estrutura do site antigo era limitada, mas agora com a nova plataforma temos mais liberdade para criar secções e layouts alternativos. Em termos de alertas, hoje conseguimos criar alertas de stock o que melhora imenso a gestão das nossas compras e reposição de stocks.
M: Quais eram os principais objetivos do negócio que pretendiam alcançar com esta nova plataforma de e-commerce?
S: Nós pretendíamos separar a plataforma para diferentes tipos de clientes e foi possível criar acessos para clientes B2B e B2C sem necessidade de ter 2 ou mais sites. Criamos também uma lógica de revenda com preços por quantidade e ainda conseguimos criar um sistema de fidelização por pontos. Desenvolvemos uma carteira digital que permite aos clientes carregar saldo na sua conta, quase como uma espécie de cartão pré-pago. Com a nova gestão de stocks os clientes sabem se o artigo existe nas lojas e em qual loja ao mesmo tempo que internamente facilitou a nossa logística. Com a intervenção da Maidot tornamos a nossa plataforma mais intuitiva, melhoramos a performance e conseguimos desenvolver uma área reservada para clientes. Outra coisa que para nós foi altamente importante, além da criação do sistema de pontos, a criação de cartões de oferta digitais com a possibilidade de envio para um remetente à escolha do cliente.
Essencialmente o objetivo era criar uma nova ferramenta de soluções integradas para o dia a dia da empresa e aumentar o nível de experiência do consumidor. A plataforma devia assentar numa estratégia omnicanal e unir a empresa online e offline, com a Maidot ficamos demos uma passada larga no sentido de termos o nosso e-commerce como um motor de crescimento do negócio.
2. Funcionalidades Específicas
M: Podem detalhar quais foram os desenvolvimentos à medida mais desafiadores implementados na plataforma sarrabisco.net?
S: O sistema de pontos, sem dúvida, e os diferentes perfis de clientes com diferentes níveis de descontos. Foi também desafiante a integração com o Sage o que levou a muito desenvolvimento à medida das empresas intervenientes. Uma das coisas que também foi desenvolvida à medida foi a carteira digital e a ferramenta para as promoções.
M: Como foram integrados na plataforma o sistema de pontos, o cartão oferta e o sistema de afiliados para melhorar a experiência do utilizador e fomentar a fidelização?
S: Quase que aqui se conta o segredo do novo site. Esta é uma plataforma que procura a proximidade com o cliente e proporcionar uma experiência de compra simples, intuitiva e direcionada às necessidades de cada um que nos encontra.
M: De que forma o sistema de vendas por quantidade e as promoções altamente específicas contribuem para o aumento das vendas e a satisfação dos clientes?
S: Em termos de planeamento de campanhas acaba por facilitar a nossa vida a 200%, agora temos mais liberdade criativa e ficamos com uma ferramenta poderosa para aumentar as nossas vendas e explorar diferentes técnicas de marketing e publicidade.
3. Experiência com a MAIDOT
M: Como descreveria a colaboração com a MAIDOT durante o desenvolvimento do projeto?
S: Uma equipa atenta aos pormenores e especificações do nosso ramo. Mostraram-se sempre prestáveis e mesmo diante dos desafios não vacilaram. Foi difícil para nós encontrar uma equipa que captasse a nossa visão e que fosse capaz de pavimentar o caminho que queríamos percorrer. Com a Maidot encontramos uma equipa profissional, capaz e eficaz.
M: Quais os aspetos mais valiosos que a MAIDOT trouxe para este projeto?
S: A atenção ao detalhe e a garantia de funcionalidade e performance. Na pessoa do Pedro Lima, encontramos um visionário e um parceiro de todas as horas. É importante realçar o lado extremamente humano que este profissional demonstrou durante todo o projeto.
M: Recomendam a MAIDOT como empresa de desenvolvimento de soluções à medida? Porquê?
S: Claro que sim e mais que um prestador de serviços são facilitadores do crescimento.
4. Futuro da Plataforma
M: Existem planos para novas funcionalidades, integrações ou expansões da plataforma sarrabisco.net? Pode dar-nos uma ideia do que está por vir?
S: Os desenvolvimentos não vão parar. Terminamos esta primeira fase e vamos a caminho de uma segunda parte de desenvolvimentos específicos. O objetivo do Sarrabisco é crescer e apresentar-se como uma alternativa para as empresas que querem crescer poupando nos materiais de desgaste e que procuram um parceiro focado nas necessidades, atento à relação preço-qualidade e que ainda fazem o cliente ganhar sempre que compra, basta olhar para o sistema de pontos em que o cliente compra e acumula pontos, convida e acumula pontos e depois troca esses pontos em saldo para gastar na loja online.
M: Como planeia a Sarrabisco manter-se à frente da concorrência no mercado de e-commerce?
S: Com inovação e visão. O caminho é difícil mas só assim podemos firmar o nosso lugar num mercado tão competitivo como o mercado da papelaria e material de escritório. Nós apostamos na tecnologia, acreditamos nas pessoas e sabemos quais as dores dos nossos clientes. Trabalhamos arduamente para encontrar soluções, apresentar novidades e levar a qualidade a preços competitivos fazendo com que as empresas possam reduzir os seus custos anuais em material de escritório, papelaria e muito mais.