Publicado em por Antonino Braz
O que é Desenvolvimento Agile?
Conceito utilizado pela MAIDOT na gestão de seus projetos
Metodologia Agile
Na área de TI, é comum encontrar debates sobre soluções e conceitos. Por exemplo: Open Source x Private Solutions, ou Physical Servers x Cloud Computing, entre outros assuntos. Com o tema Agile, não é diferente. Afinal, qual é a diferença entre os métodos Ágeis e os tradicionais?
Primeiro, chamamos o método tradicional de gerenciamento de projetos seguindo sequências rígidas de fases com base nestes 4 princípios:
– Planejamento
– Execução
– Testes
– Conclusão.
Esse tipo de abordagem vê o projeto como um esforço temporário, com objetivo bem definido e onde a entrega só faz sentido quando realizada de forma integral. Aqui é natural que a participação do cliente na definição dos requisitos aconteça de forma significativa no início do projeto e com pouca flexibilidade para alteração após o início da sua execução.
A metodologia Agile (ágil) é mais focada em trazer o cliente para fazer parte de todo o processo de desenvolvimento do projeto. Aqui, o projeto é separado e pequenas partes, que são implementadas em ciclos de desenvolvimento.
Antes do início de cada ciclo, o cliente tem total liberdade para escolher quais recursos ou alterações têm prioridade no desenvolvimento. É importante observar que, em geral, um método não é melhor que o outro, ou que o processo de desenvolvimento de um é mais rápido que o outro.
O que gostamos de ressaltar é que cada um possui aspectos mais adequados a determinados tipos de projetos. Por exemplo, ao construir um edifício, o tamanho final do edifício ou o layout de cada andar não é decidido novamente, sempre que um andar é concluído. Para projetos com esse tipo de complexidade, recomenda-se um gerenciamento com mais controle e menos flexibilidade para mudanças. Já em projetos como site ou aplicativo mobile, é interessante ter agilidade para poder lançar algo rápido, mesmo que não esteja totalmente concluído. Desta forma, será possível obter feedback dos usuários e, claro, ter a flexibilidade de mudar de rumo para responder às necessidades do cliente.
Categoria: Curiosidades
Etiquetas:
Deixe um comentário