Publicado em por MAIDOT
Fundador da MAIDOT lança Jenova, plataforma para fábricas com IA
lançamento da plataforma
Jenova MOM
Tudo começou há cerca de 5 anos atrás, onde uma oportunidade de negócio para um potencial cliente da MAIDOT, a empresa Natstone, pretendia uma plataforma para gerir o seu processo indústrial.
Após uma análise exaustiva de todo o negócio, dos problemas que se pretendiam colmatar e do que teria que ser feito, chegou-se a uma conclusão: já existiam plataformas bastante completas e específicas para a indústria da pedra, pelo que estar a desenvolver algo de raiz, não compensava.
Contudo, aquando toda a análise, algo ficou no ar como possível oportunidade: o cálculo de orçamentação e consequente passagem para produção, era algo feito em folhas de Excel e que essa plataforma específica para a indústria não cobria.
Deu-se início a conversações com várias outras fábricas, de diferentes setores tais como estores, portas, janelas, vidros, pele, madeira, ferro entre outros. Entre outras queixas que existiam por parte dos trabalhadores no chão-de-fábrica, diretores e pessoal administrativo, algumas em comum eram: dificuldade/complexidade de utilização das plataformas existentes, demasiado tempo investido em orçamentação e planeamento de produção e falta de dados históricos para análise do negócio.
Após estas conclusões, antes de se pensar em avançar com um novo projeto, testou-se dezenas de plataformas já existentes no mercado. As conclusões face às dificuldades encontradas nas fábricas foram as seguintes:
- Em plataformas simples e baratas, estas servem somente de base de dados mas poucos ou nenhuns automatismos oferecem
- Em plataformas mais complexas e caras, têm uma curva de aprendizagem grande e investimentos que não são suportáveis pela maioria das PME
E foi desta forma, após ano e meio de estudo, que Pedro Lima, fundador da MAIDOT, decidiu avançar com um novo projeto próprio que respondesse às necessidades detetadas no mercado, levando a um processo de 3 anos de desenvolvimento até agora.
Mas como é que na prática funciona a plataforma Jenova?
Esta ferramenta digital pode funcionar como uma plataforma para praticamente todos os processos dentro de uma fábrica, tais como orçamentação, gestão de stock, produção, recursos humanos, encomendas, vendas, etc. mas também, para quem preferir manter o uso de ferramentas existentes, pode funcionar em conjunto com essas plataformas e softwares já existentes, apenas “bebendo” a informação contida nestas.
Isto porque, os processos de aprendizagem e automatização com recurso a diferentes técnicas de inteligência artificial vão depois pegar em todos os dados e preparar várias interpretações e recomendações.
A título de exemplo, aqui ficam alguns casos práticos para um cliente real, a empresa Cxestores que, como o nome indica, produz estores:
- Supondo um cenário em que está para produção um estore para um cliente com um motor elétrico de 10Nm e não existe nenhum destes motores em stock, mas existe em stock há 5 meses um motor de 12Nm.
- A solução neste caso é o sistema de IA dar a sugestão de, ao invés de se encomendar um motor específico para esta encomenda, simplesmente usar-se o que existe em stock pois embora seja um pouco mais potente que o necessário, assim avança-se com a produção mais rapidamente e evita-se o stock morto.
- Noutro cenário em que existe uma ordem de produção planeada que o cliente ainda não pagou nada, e uma nova ordem de produção que acaba de entrar mas o cliente já pagou antecipadamente.
- A solução para este caso pode simplesmente passar por ter o sistema de IA a recomendar que nas ordens de produção (apresentado visualmente num gráfico de Gantt) seja colocada a nova ordem de produção à frente da anterior, visto que a encomenda anteriormente planeada ainda não está paga (naturalmente que neste cenário, outros parâmetros são tidos em consideração, como a antiguidade do cliente, os acordos de pagamento, etc.)
- Por fim, em mais um exemplo, no caso em que existe um desperdício acima do normal numa determinada secção
- A solução pode ser algo conjunto entre obter informação das máquinas ou dispositivos IoT, sendo que o sistema poderá também comparar essa secção com outras, analisar os recursos humanos que estão nessas secções e eventualmente até sugerir alguma formação para o caso de algum dos recursos estar a causar atrasos e/ou maior desperdício devido a falta de conhecimento, sendo que poderá ser simplesmente falta de manutenção na máquina (ex: uma serra que já não está a cortar bem, um medidor que está descalibrado, etc.)
Está também em desenvolvimento uma versão SaaS (Software as a Service), de modo a permitir um crescimento muito mais acelerado e uma escalabilidade muito maior do projeto.
Para mais informações sobre esta plataforma, visite jenovamom.com
Etiquetas:
Deixe um comentário