E se as automatizações fossem acessíveis a fábricas PME?
diferentes processos de IA

na produção industrial

Foi com este pensamento que inicialmente o projeto Jenova MOM (Manufacturing Operations Management) começou e no qual a Maidot tem orgulhosamente um envolvimento de forma direta, através do seu fundador.

Resumidamente, trata-se de uma plataforma para a industria de produção que começou por ser planeada inicialmente em 2019 por um grupo de pessoas com experiência em diferentes áreas, nomeadamente:

  • Pedro Lima – experiência de mais de 20 anos em desenvolvimento de software e mais de 15 em gestão de empresas na área de TI
  • Alexandre Vieira de Almeida – experiência superior a 35 anos em marketing, vendas e gestão de empresas
  • Prof. Dorothy Monekosso – experiência de mais de 35 anos em robótica, automação e inteligência artificial
  • Prof. Paolo Remagnino – experiência de mais de 30 anos em inteligência artificial distribuída, machine learning e reconhecimento de padrões
  • Prof. David Vallejo – experiência de mais de 15 anos em inteligência artificial, realidade aumentada e gamificação

Com este grupo e em conjunto com profissionais altamente qualificados tanto na Maidot como na empresa Furious Koalas (Espanha), foi possível desenvolver um conceito base para uma plataforma que visa alcançar um estatuto de pioneira na disponibilização de técnicas de automatização e aprendizagem para dar apoio a pequenas e médias fábricas em todo o mundo.

Mas como é que na prática funciona a plataforma Jenova?

Esta ferramenta digital pode funcionar como uma ferramenta para praticamente todos os processos dentro de uma fábrica, tais como gestão de stock, produção, recursos humanos, encomendas, vendas, etc. mas também, para quem preferir manter o uso de ferramentas existentes, pode funcionar em conjunto com essas plataformas e softwares já existentes, apenas “bebendo” a informação contida nestas.

Isto porque, os processos de aprendizagem e automatização com recurso a diferentes técnicas de inteligência artificial vão depois pegar em todos os dados e preparar várias interpretações e recomendações.

A título de exemplo, aqui ficam alguns casos práticos para um cliente real, a empresa Cxestores que, como o nome indica, produz estores:

  • Supondo um cenário em que está para produção um estore para um cliente com um motor elétrico de 10Nm e não existe nenhum destes motores em stock, mas existe em stock há 5 meses um motor de 12Nm.
    • A solução neste caso é o sistema de IA dar a sugestão de, ao invés de se encomendar um motor específico para esta encomenda, simplesmente usar-se o que existe em stock pois embora seja um pouco mais potente que o necessário, assim avança-se com a produção mais rapidamente e evita-se o stock morto.
  • Noutro cenário em que existe uma ordem de produção planeada que o cliente ainda não pagou nada, e uma nova ordem de produção que acaba de entrar mas o cliente já pagou antecipadamente.
    • A solução para este caso pode simplesmente passar por ter o sistema de IA a recomendar que nas ordens de produção (apresentado visualmente num gráfico de Gantt) seja colocada a nova ordem de produção à frente da anterior, visto que a encomenda anteriormente planeada ainda não está paga (naturalmente que neste cenário, outros parâmetros são tidos em consideração, como a antiguidade do cliente, os acordos de pagamento, etc.)
  • Por fim, em mais um exemplo, no caso em que existe um desperdício acima do normal numa determinada secção
    • A solução pode ser algo conjunto entre obter informação das máquinas ou dispositivos IoT, sendo que o sistema poderá também comparar essa secção com outras, analisar os recursos humanos que estão nessas secções e eventualmente até sugerir alguma formação para o caso de algum dos recursos estar a causar atrasos e/ou maior desperdício devido a falta de conhecimento, sendo que poderá ser simplesmente falta de manutenção na máquina (ex: uma serra que já não está a cortar bem, um medidor que está descalibrado, etc.)

A plataforma encontra-se atualmente numa fase beta e o grupo procura empresas que queiram abraçar esta fase inicial a preços altamente competitivos e absolutamente incomparáveis com os preços finais quando o produto final for lançado.

Está também em desenvolvimento uma versão SaaS (Software as a Service), de modo a permitir um crescimento muito mais acelerado e uma escalabilidade muito maior do projeto, mundialmente.

Para mais informações sobre esta plataforma, visite jenovamom.com

Etiquetas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Procura algo semelhante? Fale connosco!

    Nome *

    Email *

    Contacto *

    Quer deixar algumas palavras adicionais? *

    * isto apenas significa que é obrigado a escrever qualquer coisa