O que é Desenvolvimento Agile?
conceito utilizado pela MAIDOT na gestão dos seus projetos

Metodologia Agile

Na área das TI, é comum encontrar debates sobre soluções e conceitos. Por exemplo: Open Source x Soluções Particulares, ou Servidores Físicos x Cloud Computing, entre outros assuntos. Com o tema Agile, não é diferente. Mas afinal, qual é a diferença entre os métodos Agile e Tradicional?

Primeiro, chamamos de metodologia tradicional a forma de gerir projetos seguindo sequências rígidas de fases com base nestes 4 princípios:
– Planeamento
– Execução
– Testes
– Finalização.

Este tipo de abordagem vê o projeto como um esforço temporário, com um objetivo bem definido e onde a entrega só faz sentido quando feita por completo. Aqui é natural que a participação do cliente na definição de requisitos aconteça de forma significativa no início do projeto e com pouca flexibilidade para mudança após início de sua execução.

Já a metodologia Agile (ágil) está mais focada em trazer o cliente para fazer parte de todo o processo de desenvolvimento do projeto. Aqui, o projeto é separado e partes pequenas, que são implementadas em ciclos de desenvolvimento. Antes do início de cada ciclo, o cliente tem total liberdade para escolher quais as funcionalidades ou alterações têm prioridade no desenvolvimento.

É importante referir que, de uma forma geral, um método não é melhor que o outro, ou que o processo de desenvolvimento de um é mais rápido que o outro. O que gostamos de reforçar é que cada um tem aspetos que são mais adequados em determinados tipos de projetos. Por exemplo, na construção de um prédio, não é novamente decidido o tamanho final do prédio ou a planta de cada piso, sempre que um andar é concluído. Para projetos com esse tipo de complexidade, é recomendada uma gestão com mais controlo e menos flexibilidade para alterações.

Já projetos como um site ou aplicação mobile, é interessante ter a agilidade de poder lançar algo rápido, mesmo que não completamente finalizado. Desta forma será possível obter feedback dos utilizadores e, claro, ter a flexibilidade de mudança de rumo para responder às necessidades do cliente.

Categoria: Curiosidades
Etiquetas: agile & desenvolvimento & kanban & scrum

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura algo semelhante? Fale connosco!

Nome *

Email *

Contacto *

* isto apenas significa que é obrigado a escrever qualquer coisa