Como criar uma loja online (ecommerce) dentro da legalidade?
está a pensar criar uma

Loja Online

Criar uma loja online hoje em dia é tão fácil e acessível que qualquer pessoa pode fazer de graça. No entanto, nem sempre temos tempo ou conhecimento para o fazer. Isso e o facto de, em muitos casos, estas plataformas serem limitadas e às vezes um pouco complexas, sendo que qualquer passo adicional por vezes poderá acabar por sair bastante caro, pois essas plataformas fechadas acabam por ser limitadas ao que têm como funcionalidades disponíveis. Para além disso, o investimento para criar uma loja online pode sair muito caro se, legalmente, não tiver o cuidado de cumprir com as regras essenciais do negócio.

Por ser um setor que representa biliões em vendas mundiais anualmente e com taxas de crescimento esperadas para os próximos 4 anos (de 2020 a 2024) perto de 10%, temos muitas oportunidades pela frente e, claro, temos um setor que será mais e mais regulado e controlado, para o bem de todos, tentando evitar fraudes, esquemas e concorrência desleal. Simples tão simples como a não indicação da percentagem de desconto ou do preço praticado antes da promoção ou saldo, pode originar multas que ascendem a cerca de 30.000€. Também é proibido usar designações como “outlet”, “superpreço” ou “oportunidade” para designar promoções ou saldos. Abrir uma loja online em Portugal, bem como em muitos outros países, nomeadamente dentro da UE, implica conhecer e aplicar a legislação em vigor e estar sempre a par das mudanças mais importantes, evitando assim multas que podem arruinar todo o negócio. Seja a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) ou mesmo outras autoridades, podem impor multas pesadas às empresas se uma loja online não cumprir os termos da lei.

No caso da ASAE, a autoridade realiza “ações de fiscalização planeadas em locais que vendem mercadorias e prestam serviços à distância (lojas online / e-commerce) para verificar se apresentam as informações obrigatórias para a modalidade de venda online” e se cumprem com a legislação sobre vendas online. Portanto, o cumprimento desde o “momento zero”, quando a loja online é exposta ao público, é absolutamente crucial, pois os agentes fazem a verificação e testes diariamente. Para além dos requisitos legais específicos para o comércio eletrónico, existem regras transversais a qualquer negócio, como, por exemplo, o regime de faturação. Às vezes, essas regras são facilmente esquecidas ou negligenciadas nas lojas online, mas apesar de o canal ser digital, as sanções são muito reais. Neste caso as multas podem ir até aos 30 ou 50 mil euros, de acordo com a lei infringida. É absolutamente imprescindível evitar que os projetos de comércio eletrónico sofram essas penalidades e, para isso, compilamos um conjunto de informações obrigatórias a serem apresentadas ao consumidor nos sites de comércio eletrónico. Use a nossa lista de verificação de informações obrigatórias a serem incluídas nas lojas online para validar se a sua loja online está em conformidade com a lei e evitar multas da ASAE. Neste artigo, discutimos as obrigações legais de sites e lojas online, a fim de evitar erros jurídicos comuns em projetos de comércio eletrónico.

Identificação e informações gerais

A loja online deve apresentar elementos completos de identificação da empresa / vendedor, a saber:

  • Nome ou designação social;
  • Endereço geográfico em que está estabelecido e endereço eletrónico;
  • Registro comercial;
  • Número de identificação fiscal.

Da mesma forma, a entidade designada de resolução alternativa de litígios de consumo (RAL) e o respetivo site devem ser apresentados.

Também pode conter o endereço e contactos telefónicos do mesmo. Se a atividade da empresa estiver sujeita a autorização prévia, deve ser apresentada informação sobre a entidade que autorizou o exercício da atividade.

Envio e pagamentos

Devem ser indicadas quaisquer restrições geográficas ou outras restrições à entrega, bem como os meios de pagamento aceites. Estas restrições devem ser indicadas o mais tardar no início do processo de encomenda.

Quaisquer custos adicionais devem ser indicados antes da compra dos produtos / serviços.

Devoluções e reembolsos

O consumidor tem o direito de devolver o produto (cancelar o contrato) por 14 dias sem incorrer em quaisquer custos. Exceto para produtos personalizados, gravações de áudio ou vídeo lacradas e software lacrado, cujo selo à prova de violação foi removido pelo consumidor após a entrega. O reembolso (incluindo despesas de envio) deverá ser efetuado no prazo de 14 dias utilizando o mesmo meio de pagamento utilizado pelo consumidor. No entanto, se o consumidor solicitar um método de entrega diferente, a loja online não é obrigada a reembolsar quaisquer custos adicionais de entrega.

Preços e reduções de preços (promoções e saldos)

É fundamental mencionar descontos sem infringir a lei. O preço total dos produtos, incluindo impostos, taxas, custos de transporte ou outros encargos existentes, deve ser apresentado antes que o consumidor efetue a compra.

Nas reduções de preços, é necessário apresentar as seguintes informações:

  • Modalidade de venda (saldos, promoções ou liquidação);
  • Tipo de produtos;
  • Percentagem de redução;
  • Data de início e duração.

 

É obrigatório que as reduções de preços caiam numa das seguintes modalidades:

  • Saldos – venda de produtos por preço inferior ao menor preço praticado anteriormente, de forma a acelerar o escoamento dos produtos existentes;
  • Promoções – venda promovida a preço inferior ou em condições mais vantajosas, com vista a potenciar a venda de produtos ou o lançamento de produto anteriormente não comercializado, bem como o desenvolvimento de atividade comercial, não realizada em simultâneo com a venda em saldos;
  • Venda – venda de produtos de natureza excepcional, destinados a eliminação acelerada com redução do preço da totalidade ou de parte das existências do estabelecimento, resultante da ocorrência de motivos que determinem a interrupção da venda ou da atividade no estabelecimento.

É proibido o uso de outras expressões, mesmo que semelhantes, para anunciar vendas com preços reduzidos (por exemplo, “oportunidades”).

Os saldos podem ser feitos em qualquer época do ano, desde que não ultrapassem 124 dias por ano (cerca de quatro meses).

Os saldos deverão ser comunicados à ASAE, com pelo menos cinco dias úteis de antecedência, com as seguintes informações:

  • Identificação e endereço do estabelecimento ou endereço do estabelecimento;
  • Número de identificação fiscal;
  • Indicação da data de início e fim do período de balanço em questão.

As promoções podem ser feitas a qualquer momento, mas não podem ser realizadas ao mesmo tempo que as vendas.

O percentual de redução do preço anunciado (-30%, -50%, etc.) deve ser em relação ao menor preço pelo qual o produto foi vendido nos 90 dias anteriores ao dia em que foi colocado à venda na venda ou no venda, com exceção de eventuais saldos e promoções ocorridas nesse período.

Comunicação

O consumidor deve dar consentimento prévio para que comunicações não solicitadas lhe sejam enviadas.

Cobrança

A fatura deve ser emitida imediatamente após o pagamento de uma compra online.

O envio de faturas em formato digital deve cumprir diversos requisitos, nomeadamente o de assinatura eletrónica.

É necessário informar o Banco de Portugal sobre as transações com outros países (entradas e saídas) quando excedam cem mil euros por ano.

Quais são as matérias-primas relevantes para e-commerce e lojas online?

  • DL n.º 24/2014 – contratos celebrados à distância e fora de estabelecimento comercial;
  • DL n.º 70/2007 – práticas comerciais com redução de preço;
  • DL n.º 7/2004 – comércio eletrónico no mercado interno e tratamento de dados pessoais;
  • Guia informativo sobre regras e boas práticas de comunicação comercial no ambiente digital;
  • DL n.º 156/2005 – Livro de reclamações;
  • Lei n.º 144/2015 – mecanismos de resolução extrajudicial de conflitos de consumo;
  • Código do IVA;
  • DL n.º 198/2012 – emissão de faturas;
  • Regulamento (UE) 2018/302 do Parlamento Europeu e do Conselho;
  • Regulamento geral de proteção de dados (GDPR / GDPR);
  • DL n.º 166/2013 – regime aplicável às práticas comerciais restritivas individuais;
  • Instrução n.º 27/2012 – comunicação de informação estatística ao Banco de Portugal;
  • Lei n.º 46/2012 – tratamento de dados pessoais e proteção da privacidade nas comunicações eletrónicas.

Fonte: Tsecommerce

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Categoria: Ecommerce & Empreendedorismo
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